top of page

Sobre

Nosso Projeto

O Projeto Tênis de Mesa no Sertão: uma proposta pioneira na terra do Pioneiro, visa fomentar a prática de um esporte olímpico que, acima de tudo, proporciona momentos de lazer aos seus praticantes, implementando as atividades desenvolvidas pelo NAE – Núcleo de Assistência ao Estudante do Campus do Sertão, dentro das políticas estudantis, na área do esporte.

 

Nosso projeto integra as ações do Projeto Esporte Participação: um grande jogo no sertão de Alagoas e atua também na comunidade na qual a universidade está inserida, trabalhando com crianças da Escola Municipal Eliseu Norberto e da Associação dos Moradores do Bairro Bom Sossego no município de Delmiro Gouveia.

 

Em se tratando da prática do tênis de mesa no estado de Alagoas, ao se realizar um levantamento junto à Federação Alagoana de Tênis de Mesa, verificou-se que o esporte é praticado quase que exclusivamente na capital do estado, o que reflete a triste realidade da concentração de riquezas, serviços, cultura e lazer nas Alagoas. A prática periódica e sistemática do esporte, passando do pingue-pongue para o tênis de mesa, certamente se constitui numa ação pioneira e, por que não dizer, audaz, no árido sertão alagoano, cerca de 300km distante da capital, que oferece pouquíssimas oportunidades no segmento dos esportes.

 

O projeto, então, se propõe a desenvolver esse belíssimo esporte olímpico que tem crescido em popularidade no nosso país, mas que ainda está longe de alcançar seu real potencial.

 

No Campus do Sertão, potencializará a utilização do material já disponível, preparando seus praticantes para representar a UFAL em competições locais, regionais e nacionais, com possibilidades até de revelar novos talentos no comumente esquecido interior do estado, e que diretamente contribui com a melhoria da qualidade de vida.

 

Objetivo Geral:

Fomentar a prática de um esporte olímpico que, acima de tudo, proporciona momentos de lazer aos seus praticantes.

 

 
Objetivos Específicos:

 

  • Despertar na comunidade acadêmica o interesse pela prática desportiva;

  • Fomentar a organização de jogos intra e extra-campus;

  • Fomentar a participação do aluno-atleta em competições universitárias locais, regionais e nacionais;

  • Promover o Tênis de Mesa visando sua massificação;

  • Promover a Integração Social;

  • Desenvolvimento técnico do esporte e revelação de novos atletas na comunidade local e acadêmica.

Pesquisa no site:

bottom of page